.

.

sábado, 16 de março de 2013

Receitas faceis para fazer com pão de forma







Torta fria pode ter o tamanho e o recheio que você quiser

A torta é feita de pão de forma sem casca, em camadas de recheios variados, pode ter qualquer altura e comprimento, permitindo milhões de variações e combina com tudo, aniversário de criança, lanche da tarde, reuniãozinha com amigas.
Feita com pão de forma sem casca e coberta com maionese, a receita pode ter mussarela, presunto, patê de ovo, azeitona picada. Aqueles que nunca dispensam uma salada caprese , vão adorar o prato com mussarela de búfala, tomate, manjericão e azeite. Como é fatiada, fica linda com recheios coloridos e frescos. Podem ser legumes ralados, grelhados, geleias, patês e afins.
Os únicos cuidados para não perder a mão na receita são fazer recheios úmidos mas não encharcados, para o pão não desmanchar, e espalhá-los de maneira uniforme. “Ela tem de ficar retinha, sem desníveis”, diz Nicolau. A finalização deve ser feita com algum utensílio plano, como uma espátula ou faca grande. “É como confeitar um bolo. Só que, me vez de chantilly, usamos maionese.” Quem quiser brincar de antigamente pode ainda fazer risquinhos de garfo por cima da torta, salpicar ovo moído e caprichar na flor de tomate. Seus convidados vão adorar!
da Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa, em São Paulo



Torta fria de atum
 
Ingredientes

    1 pacote de pão de forma sem casca

    500 g de maionese

    01 maço de cebolinha

    200 g de atum em óleo

    100 g de tomatinho cereja

    1 pacote de batata palha

Modo de Preparo

Em uma tigela misture a cebolinha picada e cerca de um terço da maionese. Reserve. Em outra tigela misture o atum e um segundo terço de maionese. Para montar: sobre uma fatia de pão de forma coloque uma camada da pasta de atum e, sobre a pasta de atum, coloque outra fatia de pão de forma. Sobre esta última, espalhe a pasta de cebolinha. Repita o processo até obter quatro camadas de fatias de pão, terminado com uma fatia de pão. Recubra esta última camada de pão com o restante de maionese, espalhando com a ajuda de uma espátula. Distribua até cobrir a torta em cima e nas laterais. Enfeite com os tomatinhos cortados em metades e a batata palha.
Nicolau Rosa, da Escola de Culinária e Gastronomia Nicolau Rosa, em São Paulo


 Torta fria de ricota e geleia de damascos



Ingredientes

    01 pacote de pão de forma sem casca

    500 g de maionese

    01 vidro de geleia de damascos

    01 peça de ricota fresca

    Creme de leite quanto bastar

    Nozes inteiras

Modo de Preparo

Em uma tigela misture: a geleia e a ricota, e um pouco de creme de leite, só para acertar a textura. Disponha uma camada de fatias de pão de forma, sobre ela, espalhe uma camada da pasta de geléia. Sobre a pasta de geléia coloque outra camada de fatias de pão de forma. Repita até obter 04 camadas de pão. A última camada deve ser de fatias de pão. Em seguida, espalhe maionese, com a ajuda de uma espátula, até cobrir a torta em cima e nas laterais, enfeite com as nozes





TORTA FRIA DO ANONYMUS

Meio quilo de maionese
1 xícara (cafezinho) de azeite de oliva
1 colher (chá) de mostarda
2 latas de atum ralado (de preferência atum light, em água)
1 pão para torta fria
1 xícara de tomate picado sem o miolo
1 xícara de pepino em conserva picado
1 xícara de cenoura cozida e picada
3 colheres (sopa) de azeitonas picadas
3 colheres (sopa) de ovo cozido e picado
1 ovo cozido cortado em rodelas para enfeitar
1 xícara de cenoura, pepino, azeitona e tomate picados para enfeitar

1 - Comece turbinado a maionese. Misture o meio quilo de maionese com o azeite de oliva. Acrescente a mostarda e misture novamente. Junte o atum ralado e mexa bem até formar uma mistura homogênea.
2 - Agora comece a montar a torta fria do Anonymus. Coloque duas colheres (sopa) da maionese turbinada em cima de uma fatia de pão para torta fria. Espalhe. Cubra com o tomate bem picado, sem o miolo para não molhar demais o pão.
3 - Espalhe uma colher (sopa) da maionese turbinada em outra fatia e cubra a camada de tomate.
4 - Espalhe duas colheres da maionese turbinada no pão e entre com os pepinos bem picados. Mais uma colher de maionese em outra fatia de pão. Cubra tudo.
5 - Espalhe novamente duas colheres da maionese turbinada no pão e arrume por cima as cenouras picadas. Mais uma colher de maionese em outra fatia de pão.
6 - Espalhe duas colheres da maionese e finalize a última camada misturando o ovo cozido picado com a azeitona picada. Mais uma colher de maionese e feche a torta fria.
7 - Agora espalhe o restante da maionese turbinada nas laterais e na parte superior da torta para cobrir e ficar lisa e bonita a torta fria. Enfeite, em cima, com o ovo cozido cortado em rodelas e com a xícara de cenoura, pepino, azeitona e tomate picados. Sirva em seguida.



Torta Fria de Salpicão 

Ingredientes
    1 pacote de pão de fôrma (eu uso aquele que já vem sem casca e é mais comprido, especial para tortas salgadas)
    1 peito de frango (cozido e desfiado)
    1 cenora (ralada em ralo fino, tipo tirinhas)
    1/2 pimentão verde (bem picadinho)
    2 pepinos em conserva (bem picadinho)
    2 tomates (picadinho, sem pele)
    2 cebolas pequena (uma cortada bem fininha para o molho e a outa em rodelas para cozinhar o peito)
    1 pacote batata palha (para decorar)
    1 sachê grande de maionese (Hellmann's é a melhor)
    4 dentes de alho (para cozinhar o peito)
    Salsa (a gosto)
    Cebolinha verde (a gosto)
    3 colheres de extrato de tomate
    2 caldos de galinha
    1/2 colher de chá de arisco
 
modo de preparo

Corte uma das cebolas em rodelas e o alho, coloque bastante água e cozinhe o peito de frango, não deixe cozinhar muito para facilitar depois na hora de desfiar

Enquanto isso, rale a cenoura, corte o pepino e reserve

Pique o tomate, o pimentão e a outra cebola, em uma panela coloque um pouquinho de óleo ou azeite, o tomate e uma meia xícara de água, deixe cozinhar até desmanchar o tomate (pode ajudar a esmagar os tomates com um garfo)

Tire os tomates da panela, coloque em uma xícara, coloque mais óleo ou azeite na panela e frite a cebola, despeje o tomate refogado o pimentão o extrato de tomate e deixe refogar, acrescente um pouco de água, os caldos de galinha e o arisco, depois de cozinhar por uns 10 minutos coloque o frango desfiado, deixe secar bem o refogado

Em um pote misture o refogado de frango, o pepino, cenoura, salsa, cebolinha verde, misture bem e acrescente a maionese aos poucos, mexendo para não ficar com muita maionese, reserve um pouco da maionese para decorar

Vai ficar tipo um salpicão, quem gosta pode colocar milho, ervilha, azeitona, uva passa, palmito etc, o que a criatividade permitir

Em um refratário, forma ou até mesmo em potes específicos para torta fria, coloque uma camada de pão e outra de salpicão e assim sucessivamente, acabe a camada com o pão, va apertando pra acomodar bem o salpicão no pão

Passe maionese e decore com batata palha

Comer no dia seguinte
 da internet


Nenhum comentário:

Postar um comentário